Conferência Municipal de Assistência Social de Campinas – 2019

Ainda em 2018 iniciamos a preparação para a Conferência de 2019, com a apresentação do relatório da XII Conferência Municipal de Assistência Social de Campinas, realizada em 2017, entendendo que a conferência é um processo continuo. Participamos de rodas de conversa em todas as regiões, provocando reflexão sobre as propostas aprovadas, apontando as realizações feitas pelo poder público e as demandas atuais das regiões. Após isso, começaram as discussões e sugestões sobre a melhor forma de realizar as Conferências, culminando na importância de a etapa principal ser no território e o processo não se encerrar em um evento municipal. E assim foi feito.
Com grande dedicação e competência, trabalhadores da rede pública e privada do SUAS realizaram debates, rodas de conversas e eventos preparatórios para Conferência. O diagnóstico socioterritorial foi apresentado e mais provocações foram feitas, a fim de potencializar as discussões e fomentar propostas contextualizadas com as demandas reais vivenciadas pela população que utiliza a Política de Assistência Social.
Para formalizar o início da XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Campinas, em 13 de setembro de 2019 foi feita a abertura deste processo, com a leitura e aprovação do Regimento Interno. No dia seguinte, iniciaram-se as Conferências Regionais que se estenderam durante todo o mês de setembro de 2019. Esse foi o grande momento da Conferência, um momento de grande participação direta de usuários, trabalhadores, entidades e gestores do SUAS na construção coletiva de deliberações vindas diretamente das regiões. Posteriormente aprovados em Pelenária com um grande encontro entre todas as reuniões, eleições das Deliberações Estaduais e Federais e Eleições de Delegados que nos representará em outros espaços.
Como apresentamos no inicio a Conferência é um processo contínuo! Ela continua. Continua com a descentralização do Conselho, com a flexibilização necessária para a participação do usuário, com o acompanhamento sistemático das propostas construídas. Cada demanda será discutida, detalhada e virará uma estratégia de ação que incidirá sobre o planejamento plurianual, orçamento municipal, entre outros.

Cartazes das conferências regionais