No último sábado, 28/09, ocorreram as últimas Conferências Regionais de Assistência Social de Campinas nas regiões Sudoeste e Noroeste. Foi um longo processo, com diversas etapas, que garantiu um número ainda maior de participantes, sobretudo usuários dessa política.

Reunidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Emílio Miotti, localizada na Região Sudoeste, trabalhadores, gestores, usuários e representantes de entidades sociais promoveram, coletivamente, espaços de discussões nos quais que avaliaram, verificaram e criaram propostas de melhoria para a Política Municipal e Nacional de Assistência Social.

Em uma manhã de muito trabalho, cerca de 100 pessoas se dividiram em três salas e abordaram temas como “Assistência Social como um direito do cidadão”, “Importância do financiamento para se garantir a política pública” e “A participação popular como uma malha essencial para a democracia”, entre outros temas trazidos pelos participantes.

Os presentes ainda se surpreenderam com a apresentação de rap de um dos participantes nos debates, o MC Guilherme, do bairro Vida Nova, que trouxe uma provocativa reflexão sobre a importância da participação política de todos.

A manhã de trabalhos terminou com uma plenária em que as salas socializaram suas produções que foram encaminhadas para a última etapa do processo de conferências, a Plenária Municipal da Conferência da Assistência Social que será realizada no dia 05 de outubro, no Patrulheiros Campinas, das 8h às 17h.